quinta-feira, 19 de junho de 2008

Sobre o medo (artigo)

O medo é uma merda. Em todos os sentidos. Tudo bem que está comprovado cientificamente que ele aciona uma determinada substância que põe o corpo em estado de alerta. É como se ele acendesse uma luzinha que nos protege em determinadas situações. O problema é quando essa luz acende na hora errada e acaba ofuscando as visões, cegando temporariamente as pessoas que estão por perto. É aí que mora o verdadeiro perigo. É dessa cegueira que se deve ter medo!

Por causa do medo de engordar, as mulheres comem mal, fazem loucuras e estragam a saúde. O receio de envelhecer também faz a mulherada cometer as maiores sandices em nome da eterna juventude. O medo de perder uma promoção ou cargo para o colega ao lado faz os funcionários virarem verdadeiros fantasmas, sem vida pessoal, máquinas tratoras a passarem por cima de tudo e de todos para se manterem no emprego. O medo de perder o filho faz a sogra implicar com uma mulher que nem sequer se deu ao trabalho de conhecer. O temor em ficar falado perante a sociedade também faz os sujeitos cometerem as maiores doideiras em nome da imagem. O medo do fracasso faz o povo manter tudo como sempre foi, mata a espontaneidade, a criatividade e a inovação. Não permite que novas idéias sejam desenvolvidas.

E o mais irônico disso tudo é que o medo acaba por gerar aquilo que o sujeito tanto teme. Se o cara receia tanto a agressão do outro, por que já começa sua relação na defensiva? Ele não vê que isso só fará inspirar no outro a desconfiança, instigando aí o nascimento de um motivo para brotar a tão temida agressão? A sogra não percebe que se já iniciar sua relação com a nora na posição de inimiga vai estar dando motivos para a norinha se afastar e eventualmente até "roubar" o filho dela? As mulheres neuróticas por cremes, botox e plásticas não percebem o quanto esses artifícios as deixam com cara de que querem esconder a idade? Ou seja, por que elas haveriam de querer esconder a idade se não estivessem velhas?

Por isso, meu conselho hoje é um só: viva a vida de peito aberto! Pense na sua saúde, inclusive a mental. Coma aquilo que gosta e com certeza você ficará bonita, porque felicidade embeleza, não engorda e não tem contra-indicação. Pare de pensar na velhice que ela demora mais para aparecer. Faça o seu trabalho da melhor maneira possível. O que é seu está guardado. E não se esqueça de dar atenção a sua família e seus amigos, porque quando outra pessoa mais nova roubar o seu lugar no trabalho, é com eles que você poderá contar. Viva a vida conforme seus princípios, conforme dita o seu prazer. Assim, sua imagem com certeza será a de uma pessoa feliz. E felicidade deixa qualquer um lindo. Os outros vão falar, claro. De inveja. Trate bem sua nora, seu genro, sua sogra, seu sogro, cunhados, enteados e madrastas. Se eles vão fazer parte da sua família é bom se dar bem com eles. Tente, invente, sempre que der faça diferente. Na pior das hipóteses, você não terá fracassado por não tentar. Não crie expectativas negativas. Sem querer dar uma de apóstola da lei do Segredo, mas já pegando carona na teoria, pensamento positivo atrai coisas positivas.Você já se deu conta do poder que tem em mãos?

Nenhum comentário: