terça-feira, 19 de agosto de 2008

Missão: aprender (artigo)

Falando sobre espiritualidade e filosofia, em almoço com amigas queridas de infância, uma delas comentou, muito humildemente: “não sei qual é a minha missão nessa vida, mas às vezes suspeito que estou aqui para aprender.” Coincidentemente ou não, a autora desse comentário sempre foi uma excelente aluna. Do tipo CDF. Era uma das melhores alunas de nossa turma de colégio. O que faz todo o sentido, afinal, mesmo inconscientemente, ela sempre soube sua missão. Aliás, vou além: afirmo que ela sempre soube, com o coração, desvendar o mistério da vida humana na terra. Por que estaríamos aqui senão pra aprender? Alguns dirão: “estou aqui de passagem.” Outros ainda: “só quero ser feliz”. Mas o fato é que de passagem ou não, sendo feliz ou apenas tentando, invariavelmente estaremos aprendendo alguma coisa. A cada dia aprendemos pelo menos uma coisa nova.

A felicidade não se compra nem nasce com a gente. É preciso conquistá-la. E como chegamos lá, senão aprendendo o caminho? Senão aprendemos a nos conhecer, a conhecer os outros, o mundo e a vida como ela é, senão aprendemos a agir para conquistar todos aqueles sonhos que, juntos, se transformam na tal felicidade?

Isso me lembra o motivo de minha irritação profunda com quem se acha importante, intelectual, sabe tudo, superior ao resto do mundo por ter mais cultura, conhecimento e informação. Às vezes, aprendemos muito mais com um ignorante do que com um letrado. A alegria e surpresa do ignorante quando aprende uma lição é muito mais inteligente do que a postura arrogante do intelectual auto-suficiente. Quem se acha superior não desce do salto para enxergar as maravilhas que estão no andar de baixo. Quem acha que só tem a ensinar perde uma grande oportunidade de aprender.

Sempre fui meio insegura, cheia de dúvidas, inconstâncias e incertezas. E talvez por isso, já fui muito julgada. Fui apontada como inocente, criança, alienada, bobinha. Porque não tenho vergonha de mostrar o quanto ainda preciso aprender. O quanto da vida não sei. Não tenho vergonha de dizer: “não sei, não conheço, me ensina?” Pois agora, posso finalmente afirmar, sem nenhuma dúvida. Se existe uma certeza em minha vida é essa: vim aqui pra aprender. Deus me livre de me achar superior. O dia em que eu achar que sei tudo, que não tenho mais nada para aprender, estou pronta para morrer. E sinceramente espero que esse dia demore muito a chegar!

Nenhum comentário: