segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Dias de sol (crônica ou prosa poética?)

Lembro-me dos domingos na praia. Picolé gelado, biscoito Globo, matte Leão de garrafão. Lembro-me de tardes inteiras naquele bar da Avenida Atlântica. Nosso amigo garçom sempre com um sorriso no rosto. Qual era mesmo o nome dele? Lembro-me de suas sardas, da cara de ruivo. Lembro-me de sua gentileza, mas o nome...

Enquanto nossos pais entornavam o chope, nós brincávamos subindo em árvores. Em uma árvore, para ser mais específica. E assim, aquele pequeno pedaço de esquina parecia do tamanho do mundo. Tamanha era a gama de brincadeiras diferentes que inventávamos para nos entreter.
Lembro-me também que quando não tinha praia, a gente saía para almoçar fora. Programa sagrado. E a minha escolha era sempre a mesma. Depois de me esbaldar no couvert do La Mole, ainda encarava um filet à parmegiana com batata frita inteirinho. E eu comia tudo. Ao contrário de hoje.

Hoje não como mais batata frita porque me dói o estômago. Não encaro um prato inteiro de restaurante também por causa do estômago. E por causa das calorias, diga-se de passagem. Couvert seguido de um prato inteiro? Nem pensar! Hoje também não brinco na esquina, porque não sou mais criança. Mas se eu quisesse, também não poderia, porque onde moro não tem esquinas. Só retornos pra carros.

Não vou mais à praia, porque acordo tarde. E porque meu marido não admite não almoçar cedo. O legal de ir à praia aos domingos era exatamente a não obrigatoriedade de se almoçar. E a obrigatoriedade de beliscar coisinhas gostosas. Batata-frita, pizza, mignon com cebola. Hummm... O nosso amigo garçom já até sabia o que queríamos. Qual era mesmo o nome dele?

O mais legal de tudo era que não programávamos nada. Deixávamos a vida nos levar. E, no caso dos nosso pais, era o chope quem os levava mesmo. Só tinha uma coisa certa: todo sábado e domingo estaríamos lá. Depois? Não interessa! O bom era o durante.

Ah! Lembrei! O nome do garçom era felicidade. E meu nome é saudade. Muita saudade...

5 comentários:

Aline Boccanera disse...

Amiga, fiquei emocionada com tudo que escreveu. Enquanto lia, passava o filme em minha cabeça. Que saudade desse tempo!
Grande beijo.

B. disse...

que bonito, poppins.
adoro posts de nostalgia.
eu tb tenho estado bastante saudosista. ;)
beijo

bruna disse...

Biscoito Globo é meu almoço preferido de domingo:-)

Unknown disse...

Dindaaa....
Adorei o seu texto...
Como eu sou jovem ainda...
Ainda faço algumas coisas que o seu texto fala....
Adoro comer: pizza,biscoito globo,tomar picolé gelado...
Bom,pena que sua infância ja passou...
É uma pena mesmo....
Bons tempos,né....
Vc sempre será uma criança..jovem...ñ importa a faixa etária....
Bjs!!!!

Anônimo disse...

Compactar e ler sempre!
Coisas que nunca podem sair da memória!
=)